voltar - back - retour

 
 
 
 

 

O Santuário de Nossa Senhora das Preces e a povoação do Vale de Maceira localizam-se no braço estendido a poente do Monte de Nossa Senhora das Necessidades, o Cabeço ou Monte do Colcurinho, como é também conhecido na região.

 

Dentro da freguesia de Aldeia das Dez – concelho de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), e no espaço da região centro do país, o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem.

 

No espaço, dos 650 metros de altitude até aos 750 metros, encontramos: na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização, constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima: a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.

 

O “nova” Albergaria oferece hoje: cozinha, casas de banho, salão (refeitório/reuniões) sala de estar, e um total de 30 camas, divididas por 2 camaratas com seis camas cada, uma camarata com 12 camas e 3 quartos duplos com casa de banho privativa, todo este equipado com aquecimento, e à espera de muitos visitantes. (Para saber da disponibilidade de ocupação do Albergue poderá contactar o Sr. Basílio Martins, através do 962 931 481)

 

Bem mais acima deste conjunto, subindo por entre a mata, a caminho do Cabeço, encontramos isolada e junto à “estrada florestal” a Capelinha de Santa Eufémia, num local de onde já se começa a obter uma ampla vista panorâmica sobre a Serra da Estrela, a Este, e do Caramulo, a Noroeste, os vales dos rios Alvôco e Alva e a “terra chã” – o planalto Beirão.

 

Actualmente, na sequência do desenvolvimento de um projecto do PROSEPE – Programa de Educação para a Cidadania, o Ambiente e a Floresta, é possível percorrer pelo Santuário um Percurso Botânico elaborado por Clubes da Floresta do distrito de Coimbra. No total estão identificadas 38 espécies de árvores.

 

 

A secular Romaria ao Santuário acontece no primeiro Domingo de Julho e continua a ser uma oportunidade de agradecimento, festejo e confraternização das gentes da região.

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 

 

voltar - back - retour